A nefropatia grave é uma doença que atinge a função renal e está entre as 18 patologias descritas na lei 7.713/88, que prevê o direito à isenção do Imposto de Renda.
Nefropatia Grave
A nefropatia grave é uma condição responsável por prejudicar a função dos rins. Assim, a pessoa portadora pode ter dificuldades na filtragem do sangue para remover resíduos e regular a pressão arterial.
Esses danos podem ter diversas causas, como por exemplo doenças renais crônicas, diabetes, hipertensão arterial não controlada, infecções renais graves, entre outras.
Sendo assim, na avaliação da gravidade da nefropatia e do grau de incapacidade que pode acarretar, leva-se em consideração os sintomas clínicos e as alterações bioquímicas.
Sintomas
- Hipertensão arterial
- Inchaço
- Retenção de líquidos
- Fadiga
- Perda de apetite
- Alterações na produção de urina
Como comprovar a nefropatia grave?
A confirmação da nefropatia grave para a obtenção da isenção do imposto de renda requer a apresentação de um laudo médico. Ele deve incluir o CID, a indicação do estágio da doença renal, descrição do quadro clinico, data do diagnóstico e assinatura do médico responsável pelo diagnóstico feito.
Como receber os valores pagos indevidamente?
De acordo com a lei, os diagnosticados com uma das doenças listadas têm o direito de reaver os valores pagos de Imposto de Renda desde o momento do diagnóstico.
No entanto, o valor a ser reembolsado está sujeito a um limite de até cinco anos, devido à prescrição.
Portanto, se o diagnóstico ocorreu há mais de cinco anos, não deixe de consultar um especialista prontamente para tomar as medidas adequadas e evitar a continuidade da perda desses valores.
Agora que você já sabe como funciona, entre em contato com a RestituiIR e conte com nossa ajuda!