AIDS X HIV, essas siglas ainda geram muitas dúvidas a respeito da diferença entre elas e se ambas dão direito à isenção do Imposto de Renda.
Nesse post vamos diferenciar AIDS de HIV e te explicar como funciona o processo de isenção do Imposto de Renda.
AIDS X HIV
De uma maneira bem resumida, o HIV é o vírus que causa a infecção, enquanto a AIDS é a doença que se desenvolve quando a infecção pelo HIV avança e resulta em uma supressão severa do sistema imunológico, permitindo que infecções oportunistas se desenvolvam.
HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana):
- É um vírus que ataca o sistema imunológico humano, especificamente as células CD4, também conhecidas como células T ou linfócitos T auxiliares. Essas células desempenham um papel crucial na defesa do corpo contra infecções.
- As vias de transmissão são relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de agulhas contaminadas e transmissão de mãe para filho durante a gravidez, parto ou amamentação.
- Uma pessoa pode ter o vírus em seu corpo por muitos anos antes de desenvolver a AIDS.
AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida):
- É o estágio avançado da infecção pelo HIV. O diagnóstico de AIDS é feito quando o sistema imunológico de uma pessoa infectada pelo HIV se torna severamente comprometido. Resultando em uma série de infecções oportunistas (infecções que se aproveitam da fraqueza do sistema imunológico) ou cânceres.
- Antes do desenvolvimento dos medicamentos antirretrovirais (ARVs), a maioria das pessoas infectadas pelo HIV progredia para a AIDS e morria de doenças relacionadas à AIDS. No entanto, com o tratamento adequado, muitas pessoas com HIV podem viver vidas longas e saudáveis sem desenvolver AIDS.
Existe direito à isenção em ambos os casos?
Sim!
Indivíduos infectados pelo vírus têm direito a esse benefício desde o momento da contaminação, uma vez que o tratamento associado é de alto custo. Embora não seja uma doença em si, reconhece-se que essa condição é uma exceção a essa regra.
Isso se deve ao fato de ser uma infecção incurável que requer medicações, consultas médicas e outros recursos para manter a qualidade de vida e o tratamento adequado.
Em relação à lei nº 7.713/88, pessoas portadoras do vírus HIV têm direito à isenção do Imposto de Renda, mesmo que não tenham desenvolvido a AIDS.
Agora que você já sabe como diferenciar os dois e que ambos dão direito à isenção, procure quem lute por você! Conte com a RestituiIR.